A Religião

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Umbanda

A etimologia da palavra Umbanda é atribuída a língua quimbundo de Angola. O termo corresponde a "magia" ou “a arte de curar” 


     A umbanda é uma religião brasileira resultante da mistura de elementos de religiões africanas, indígenas, orientais e europeias (catolicismo e espiritismo kardecista).


Por seu aspecto mestiço e sincrético, a umbanda é considerada uma religião genuinamente nacional.


Uma versão bastante difundida sobre a origem dessa religião diz que ela nasceu durante uma sessão espírita no dia 15 de novembro de 1908, na cidade de Niterói (RJ). É por isso que no dia 15 de novembro se comemora o Dia da Umbanda.


A palavra umbanda tem origem no idioma bantu e tem dois significados: “lugar de culto” e “sacerdote”. Segundo o Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade mensageira responsável pela definição das bases dessa religião, “A umbanda é a manifestação do espírito para a caridade.”


A umbanda é uma religião monoteísta, isto é, reconhece a existência de um único deus, abaixo do qual existem os orixás (também cultuados no candomblé) e as entidades ou guias protetores (espíritos ancestrais).


Assim, a umbanda pode ser entendida como o culto que os espíritos encarnados prestam a Deus através dos orixás e dos espíritos desencarnados.


Os fundamentos da Umbanda


     Fundamentos de uma religião são a sua base, o alicerce de sua doutrina e ritual, os fundamentos da Umbanda variam de acordo com a vertente que a pratique, mas existem alguns conceitos básicos que são encontrados na maioria das casas e assim podem, com certa ressalva e cuidado, ser generalizados para todas as formas de Umbanda. São eles:


• A existência de uma fonte criadora universal, um Deus Único, Onipotente e Onisciente, criador de todas as coisas;


• O culto aos Orixás como manifestações divinas, onde cada Orixá se confunde com um elemento da natureza do planeta ou da própria personalidade humana, em suas necessidades, construções de vida e sobrevivência;


• Na necessidade do ritual como elemento mágico e disciplinador;


• A mediunidade como forma de contato entre o mundo físico e o espiritual, a manifestação das entidades, guias, ou espíritos ainda em processo de evolução, para exercerem o trabalho espiritual incorporado em seus médiuns, organizados em planos e/ou linhas de evolução;


• Uma doutrina, uma regra, uma conduta moral e espiritual que é seguida em cada casa de forma variada e diferenciada, de acordo com suas raízes, que existe para nortear seus trabalhos;


• O uso do branco (Em algumas casas nos trabalhos de esquerda se faz uso do preto e do vermelho), não cobrar pelos trabalhos e não utilizar o sacrifício de animais;


• A obediência aos ensinamentos básicos dos valores humanos, como: fraternidade, caridade e respeito ao próximo, sendo a caridade uma máxima  encontrada em quase todas as vertentes existentes;


• A crença na imortalidade da alma, crença na reencarnação e nas leis kármicas.


Cada terreiro tem a sua forma de interpretar a Umbanda; os ritos também diferem de casa para casa, mas podemos garantir que as bases descritas fundamentam as ações dentro de uma gira.


Bebidas e Fumos nas giras


Bebidas


As bebidas tem emprego sério nos rituais de Umbanda, ora para deixar o ambiente familiar ao consulente ora também serve para consagração, é o fogo líquido o álcool, quando o médium ingere pequena quantidade da bebida, suas ideias e pensamentos tem maior intensidade, é desta forma que a entidade aproveita o momento para ter maior “liberdade de ação”. É imprescindível o uso da bebida, mas não para beber em demasia. A bebida é usada para manipulação magística, é colocada no ponto, na tronqueira, lavam os instrumentos, cruzam as guias e imagens, etc...

Uma outra função da bebida, muito usada pelas linhas da direita é utiliza-la como “Contraste”, comparado com o usado pela medicina tradicional. Quando algum problema de ordem física está ocorrendo, eles magnetizam a bebida, tal como, vinho, água de côco, água pura, batida, etc., e pedem para o consulente ingerir uma pequena quantidade, aí eles conseguem visualizar outras coisas no organismo, é como um check-up mais apurado.

Não é a quantidade que fará o trabalho ser mais eficiente: é a habilidade do manipulador (Guia e médium) em ativar o recurso bebida que trará resultados! Os Guias manipulam estas bebidas onde temos para elas o nome de “curiador” (a bebida correta para cada linha de trabalhos), sendo assim:

• Caboclos bebem cerveja, água de coco ou suco de fruta;

• Preto-velho bebe café, chá e em alguns casos já presenciamos utilizarem vinho ou cerveja preta;

• Crianças bebem guaraná e suco de frutas, mas também presenciamos algumas que tomam outros tipos de refrigerante;

• Ciganos bebem vinhos, ponches, sangria e champagne • Baianos bebem água de coco ou batida de coco;

 • Boiadeiros bebem cerveja escura;

• Marinheiros bebem rum, e alguns bebem cerveja clara;

• Malandros bebem cachaça, caipirinha e cerveja;

• Exu bebe a “marafo” (pinga). Alguns bebem whisky ou vinho, alguns que bebem cerveja;

• Pomba-Gira bebe champanhe, sidra ou vinho.

Como em toda ritualística de umbanda, prevalece o bom senso, todos os excessos devem ser tratados pelo dirigente espiritual "Pai e Mãe de Santo" e entidade chefe da casa, constando que o doutrinar as entidades no período de desenvolvimento e fundamental para o cotrole, nenhuma entidade de direita ou esquerda deve ou pode cometer exageros que coloquem em risco a integridade física do médium, seja este consciente, semi ou inconsciente.


O Fumo


Na Umbanda, o fumo e a bebida estavam presentes no dia em que a religião foi fundada por Seu Zélio de Moraes, em 1908. Contudo, eu entendo que atualmente o uso do fumo deve ser moderado, não há como negar que a qualidade do fumo está cada dia mais comprometedora.

Tanto a defumação quanto o fumo, seguem o mesmo propósito básico. São elementos utilizados para desagregar energias deletérias que estejam presas nos espaços físicos, nas pessoas, no corpo astral e também desagregar larvas astrais, miasmas, cascões astrais e dissolver cordões energéticos negativos.


O fumo do guia, tem um propósito puramente de limpeza e descarrego. O guia, através da visão espiritual, sabe o que tem impregnado em seu campo energético (aura) e em seu perispírito (corpo astral). O uso do fumo comunga várias energias: Vegetal (das Ervas), Ígnea (do Fogo) e também ectoplasmática  (do médium). É um passe dado com o tabaco. Ao acender as ervas, elas passam por uma transformação, que continua quando o médium aspira (no caso sob o comando da entidade). Depois de baforar ou “fumaçar” o consulente, ele transfere essa energia. Isso acaba por retirar as temidas larvas astrais do campo energético e perispiritual do consulente, que não foram retiradas totalmente pela defumação.

Antes de encerrar é muito bom lembrar que as entidades não são viciadas em tabaco e não fumam de forma vulgar e inveterada. Eles utilizam o tabaco com propósito, nunca sendo dominado pelo mesmo.

Ao contrário do que muitos possam pensar, os trabalhos de uma entidade não se tornam mais fracos ou fortes por conta da utilização do fumo e da bebida, a força do espírito é exatamente a mesma.


Defumação no terreiro


A defumação é essencial para qualquer trabalho num terreiro de Umbanda, e em geral é sempre acompanhada de pontos cantados específicos para defumação.

A defumação é de extrema importância porque, além de purificar o ambiente e harmonizá-lo, o procedimento realiza a limpeza necessária para que os médiuns e toda a assistência possam realizar seu trabalho espiritual.


A defumação é uma queima de ervas no carvão utilizada para liberar o poder energético dessas plantas, absorvido do solo da terra, dos raios solares, da lua e do ar, além dos elementos constituintes da própria erva.


É importante ressaltar que o poder da defumação é temporário, e por isso, precisa ser realizado de tempos em tempos.


Há dois tipos de defumação: a de descarrego e a lustral.


A Defumação de Descarrego é realizada para limpar nosso corpo astral de energias negativas que se aderem à nossa aura, bloqueando transmissões energéticas internas.

Essa carga pesada chega até a gente durante nosso cotidiano, por meio de pensamentos negativos, ambientes com vibrações ruins, rancor, inveja, preocupação.

Além disso, os lares e locais de trabalho também podem ser alvos de espíritos atrasados, que espalham fluidos negativos ao entrar nesses ambientes.

No entanto, como falamos a cima, seu efeito é temporário. Para afastar de vez essas energias ruins, precisamos mudar nossos atos, gestos e pensamentos.


A Defumação Lustral faz o caminho contrário da defumação descarrego. Ela atrai para os ambientes correntes positivas dos orixás, caboclos e pretos velhos. Eles serão encarregados de abrir os seus caminhos.

No entanto, somente pode ser feita após uma defumação de descarrego.


A Umbanda também orienta seus frequentadores a realizar defumação em suas casas, já que as pessoas costumam ser como imãs, captando muita carga negativa de outras pessoas e dos ambientes.


Isso acontece porque alguns dos nossos sentimentos facilita essa captação, como arrogância, ódio, ira, inveja, entre outros.


Ou seja, mesmo sem desejar, você pode exalar um desses sentimentos, abrindo portais que farão com que a sua aura capte certos tipos de sentimentos de outras pessoas. Assim, você se torna uma presa fácil para obsessores e espíritos sem luz.


Ao realizar as suas atividades cotidianas e captar essas cargas pesadas, você acaba levando-as para a sua casa. Em pouco tempo, alguns sintomas começam a aparecer para você, como insônia, dores sem motivo, cansaço extremo, pernas e costas pesadas, irritabilidade constante, falta de ar, cefaleia, entre outros.


Em casos mais grave, pode ocorrer a perda de bens, fragilização da saúde, perda de emprego e até problemas nos relacionamentos.


A defumação é uma arma potente para ser usada contra todos esses males, expulsando todos os espíritos sem luz, obsessores e cargas negativas da sua casa, do seu corpo, da sua aura.


Como dissemos anteriormente, a principal finalidade da defumação é limpar os ambientes de energias negativas, para que assim as pessoas consigam viver em equilíbrio. 


Males destruídos pela defumação


A defumação tem o poder de desagregar miasmas e bacilos astralinos. Mas o que eles são e como podem nos atingir?


Miasmas

Os miasmas são energias que tomam forma e se acumulam em torno do nosso períspirito (corpo espiritual).

Eles são consequência dos nossos pensamentos e fluidos negativos, as famosas neuras, traumas, registros marcantes e pensamentos constantes.

Além de envolver o períspirito de uma pessoa, o miasma contamina o ambiente em que ela vive. Ou seja, trazemos para o ambiente que vivemos o que os nossos pensamentos emanam.


Larvas Astrais

Quando acumulamos miasmas negativos, atraímos também larvas astrais. As larvas astrais são como os vermes e seres parasitóides existentes no plano físico. Eles se alimentam de pensamentos pesados e consciências negativas.


Ao ter um pensamento que propicia miasmas negativos, as larvas astrais também encontram abertura para se instalarem.

Elas são como sanguessugas, se alimentando da nossa energia negativa e causando os mais diversos tipos de doenças, desde as emocionais, quanto as físicas e psíquicas.