Comportamento

Deveres

  Os médiuns ou cavalos, como queiram, da Umbanda, têm que tomar certos cuidados para seu perfeito desenvolvimento, deve respeitar as outras religiões, sem querer impor aos outros as suas convicções, não beber, controlar seu emocional e não cobrar nada da religião.

  Nunca aceitar favores ou pagamentos pelos trabalhos que fizer, jamais usar a energia do sangue desnecessariamente em seus trabalhos e principalmente, nunca sacrificar nenhum animal sem orientação.

Fugir do fanatismo tão nocivo ao bem estar.

    Antes de entrar em uma casa, saiba dos princípios filosóficos dos seus dirigentes. Você deve fazer da Umbanda uma religião alegre, gostosa e vibrante, para isso não deve omitir opinião dos problemas de irmãos de corrente e jamais julgá-los, deve cuidar somente de si e deixar para a hierarquia corrigir o erro dos outros.

 

Regras

As regras são bem claras, por isso é bom que os MEDIUNS ao ingressar no terreiro conheçam antecipadamente as suas obrigações e o que devem ou não fazer.

Leve seu material de trabalho e de sua entidade (charutos, cigarros, bebidas, velas, etc.) mantenha sua roupa branca sempre limpa e em ordem.

Cumpra à risca os horários dos trabalhos e quando não puder participar dos mesmos, avise com antecedência a sua ausência.

Existe um compromisso com o terreiro a que forem pertencer, seja ele qual for, mantenha a:

Disciplina na corrente;

Submissão aos mandos da hierarquia;

Se não puderem amar seus irmãos ao menos os tolerem;

Não criticar os outros;

Cuide para que suas palavras sempre sejam de incentivo e amor;

Cuide e zele pelo seu material de trabalho e de sua roupa branca;

Honre e respeite o nome dos espíritos,

Respeite as outras religiões.

Sempre que tiverem dúvidas pergunte ao dirigente, não hesitem quando forem convocados para auxiliar o outro, não fomentem brigas e discórdias, não frequente outros trabalhos sem autorização do dirigente, cante os pontos e auxilie a manutenção da gira e outras condições que o bom senso determina e que por qualquer motivo eu não tenha mencionado.

Sou contra regras e prego a liberdade, mas jamais o médium deve esquecer que a sua liberdade cessa quando começa a do outro.

Aos médiuns iniciantes que têm dúvidas sobre as incorporações, confundindo-se nas mensagens, achando que não é o espírito falando, mas sim sua própria cabeça, tenha certeza que quando for animismo os dirigentes da casa saberão como corrigi-lo.

Cambones

Servir como cambone por um período no terreiro deve ser uma obrigação dos médiuns novos. Servir e assistir os trabalhos das entidades vai dar um conhecimento significativo sobre a forma como as entidades trabalham, portanto quando convocado não se furte ao convite, pois você não vai se arrepender.

Servir também é um aprendizado.

 - O trabalho do cambone é tão importante quanto qualquer outro do terreiro.

- O médium que camboneia, não atrapalha seu desenvolvimento. A experiência como cambone lhe é importantíssima no aprendizado.