Entidades da Umbanda

Orixás

Os orixás são divindades da mitologia africana iorubá representados pela natureza, que se popularizaram no Brasil com as religiões de matriz africana Umbanda e Candomblé.

Dividem-se em dois grupos: os aborós ou orixás masculinos, e as aiabás ou orixás femininas.


Quase todos encarnaram como humanos que se tornaram orixás pelos seus feitos extraordinários e sabedoria durante a vida, ou porque teriam nascido com poderes sobrenaturais e podiam controlar a natureza, como: raios, chuvas, rios, fogo, vento, árvores, minérios e o controle de ofícios das condições humanas, como: agricultura, pesca, metalurgia, guerra, maternidade e saúde.


Como resultado do sincretismo que se deu durante o período da escravatura, com à imposição do catolicismo aos negros, cada orixá foi associado a um santo católico, para manterem os orixás vivos e não perder seu direito ao culto. Pois foram obrigados a disfarçá-los na roupagem dos santos católicos, aos quais cultuavam apenas aparentemente.

Entidades da Umbanda

Na Umbanda, Orixás não incorporam, nosso corpo não aguentaria uma energia tão grande quanto a deles. Por isso existem as falanges e seus falangeiros.

Falanges na Umbanda são agrupamentos de espíritos que trabalham para determinado Orixá. 

Como não podemos incorporar esses Orixás, incorporamos suas falanges e falangeiros.

Os umbandistas acreditam que os orixás e as entidades ancestrais habitam outro plano de existência. 


Nos terreiros de umbanda cultuamos:


Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. As incorporações acontecem geralmente em linha própria, mas nada impede que eles possam a vir trabalhar na linha de Exu. Sua comemoração é no dia 24/05.