As Sete Linhas de Umbanda
Na religião Umbanda o mundo espiritual é dividido em grupos, sendo o primeiro desses o dos orixás, e em seguida os grupos dos espíritos que os auxiliam. Uma linha de Umbanda é um grande grupo, ou exército, de espíritos que obedecem a um Orixá em específico e levam as características dele em si mesmo.
As sete linhas de umbanda são as sete vibrações de Deus que nelas cabem todos Orixás. São as Sete essências básicas que emanam do Criador e que se derramam para todas as esferas e dimensões da vida.
Deus é único e que se manifesta em sete vibrações e em cada uma delas há no mínimo um trono que se manifesta por meio de duas divindades que para nós são entendidas como os Orixás.
Desta maneira existe um trono da fé que se manifesta por meio: da divindade masculina da fé e feminina da fé (Oxalá e Logunam) e assim sucessivamente com todas as linhas. Veja abaixo:
1ª Linha – Sentido da Fé – Elemento Cristalino – Oxalá e Oyá “Tempo”
2ª Linha – Sentido do Amor – Elemento Mineral – Oxum e Oxumaré
3ª Linha – Sentido do Conhecimento – Elemento Vegetal – Oxossi e Obá
4ª Linha – Sentido da Justiça – Elemento Fogo – Xangô e Egunitá
5ª Linha – Sentido da Lei – Elemento Ar – Ogum e Iansã
6ª Linha – Sentido da Evolução – Elemento Terra – Obaluaê e Nanã Buruquê
7ª Linha – Sentido da Geração – Elemento Água – Iemanjá e Omulu
Enfim, em linhas gerais as Sete Linhas de Umbanda são como descrito no quadro acima os Sete Sentidos de nossas vidas, são também as características de Deus que cada um de nós e que toda forma de vida possui e obedece.