Obrigação

O QUE É A ‘OBRIGAÇÃO’?


Obrigação’ é um rito de Umbanda através do qual se confirma o compromisso de trabalho entre o médium e a entidade e entre a entidade e o médium. Através dela, ambos estão oficialmente se obrigando um com o outro no sentido de servirem-se mutuamente naquele determinado Terreiro. É, então, uma validação definitiva da ‘parceria’ que já havia, após a qual o espírito não pode abandonar seus deveres com seu médium e nem vice-versa. 


A Umbanda realiza e transforma, nos aproximando ao Sagrado e permitindo nos conhecer profundamente da forma mais verdadeira e intensa, e ainda nos colocando à disposição do próximo.


De uma maneira simbólica, o médium é um instrumento usado por Zambi “Deus” para praticar a caridade e levar a paz para o outro, instrumento esse que deve ser reenergizado aos Orixás e Entidades para que a aproximação com eles seja mais eficaz e assim não perder a qualidade do trabalho manifestado.


Dessa forma, os rituais mais potentes para reenergizar essa energia, chamamos de Obrigação.

A Obrigação deve ser feita por todos os Umbandistas, iniciantes ou não, durante sua caminhada espiritual.


Quando recebemos uma Obrigação, entramos em contato direto com o poder do Orixá “Entidade” e sua força. Esse momento deve ser prestado pelo amor, lealdade e comprometimento com o Plano Espiritual, o Orixá “Entidade” e a Umbanda. Momento esse que o médium se coloca como Filho de Orixá. 


Na nossa Casa, fazemos 5 “cinco” obrigações principais e os reforços:


1ª Obrigação – Anjo da Guarda ou Oxalá

Marca o início da caminhada espiritual.


2ª Obrigação – Cruzamento ou Confirmação

Confirmar 3 “três” entidades, demonstrando que o médium alcançou um nível aceitável de desenvolvimento. Após cruzado ou confirmado, o médium passa a ter mais responsabilidade, pois está apto a servir de instrumento em consultas com suas entidades, podendo também participar de trabalhos mais pesados e ajudar no desenvolvimento de médiuns mais novos na casa.


3ª Obrigação -  De 7 Linhas

Confirmar 7 “sete” entidades, tendo o mesmo intuito que a anterior, considerando o médium como já desenvolvido.


4ª Obrigação – Pai ou Mãe Pequeno “a”

Preparação para ser um “a” Sacerdote de Umbanda


5ª Obrigação – Pai ou Mãe de Santo

O médium se consagra dirigente de Umbanda. Daí em diante tem as confirmações anuais, onde o dirigente reitera seu compromisso sacerdotal e também renova suas forças espirituais.

 

Nas Obrigações, o médium recebe em sua coroa os elementos que o ligarão às suas Entidades: ervas e bebidas. Oferece o amalá a eles. Depois deste ritual de consagração de coroa, o médium se deita sobre o pano branco ou esteira aos pés de seu Pai Espiritual, em recolhimento, numa junção de fé, sagrado e pertencimento. O médium agora não está mais sozinho “a”, ele “a” pertence ao Orixá e Entidades, aos Poderes Realizadores, que em forma de Divindade, os   acolherá em todos os momentos.